sábado, 21 de novembro de 2009

Uma Visitinha


Há dias fui visitar a princesinha, não devia ter passado muito mais de um mês desde a última vez que a vi, mas constatei que estava enorme, ainda brinquei com ela antes da possivel familia adoptiva a ir ver. Nesse dia não quis grande conversa, mas não parou de se rir e de me fazer aqueles olhinhos tipicos só dela dizendo-me que estava deliciada com algo. Possivelmente seria com as minhas palhaçadas à janela mesmo antes de entrar no quarto. Nessa mesma altura passou um médico do meu serviço que me questionou se estava tudo bem...reflectindo agora no assunto penso se ele me perguntou se estava tudo bem por estar naquele serviço (que não o meu) ou se pelas figuras que fazia em pleno corredor destinados EXCLUSIVAMENTE à princesa :)

Voltei a ver a "Leonor", estava internada para fazer ciclo de antibioterapia. Acho que já em tempos falei nela aqui, a doença que a leva a estes internamentos é Fibrose Quistica. Há uns dois anos que não a via e como ela cresceu...ainda no outro dia era uma criança e hoje já é uma pré-adolescente. Pareço uma velha a falar, ou melhor, a escrever mas fico deliciada quando os vejo e quando noto esta diferença. A Leonor já tinha perguntado por mim, mas quando me viu não me conheceu....tive que lhe dizer...imagina-me lá com o cabelo mais comprido e com óculos (pequenos aspectos que fui mudando ao longo destes anos), e imediatamente disse o meu nome.
Tive grande conversas com ela, sobre a vergonha que sentia pela doença que tinha, tal como tinha com o "Manu" um menino com idade semelhante à da "Leonor", mas com a doença num estado muito mais avançado. Cada vez que sei que ele está internado, estremeço só de pensar como ele estará...já esteve vária vezes agarrado à vida por um fio e nenhuma criança merece isso.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Meia volta dada e a vida voltou a ficar de pernas para o ar. Primeiro a familia foi invadida pela noticia da Gripe A, ainda não restabelecida deste momento algo muito pior nos bateu à porta. Tumor do Pancreas...depois de uns dias meio deprimida volto-me a recompôr. Eu que sempre vi o tumor do pancreas como dos mais fulminantes e sem solução possivel, vejo-me agora com uma estranha esperança, esperança de que essa convicção não passe de mero péssimismo e de mais uma forte dor de cabeça que nos vai acompanhar a todos durante algum tempo, mas que depois de passar tudo volte a ser como antes. É nisto mesmo que acredito, estupidamente ou não, não preciso de fazer qualquer força para ter esta esperança.
O pequenino Tomás ainda não saiu do hospital, depois de duas paragem respiratórias e de necrose do intestino, ele continua a lutar pela vida...há dois meses...

Mas como a vida não é feita apenas de momentos tristes, ontem voltei a ler alguns posts deste meu blog. Bem...para além de encontrar uns quantos erros ortograficos e de português ainda me diverti um bocado a recordar algumas das minhas distracções. Afinal sempre têm alguma utilidade :)

Por isso recordei a minha última estúpida distracção. Primeiro dia de trabalho depois de férias. Após um turno intenso com um querido elemento do serviço a fazer-me a cabeça em água, dirigi-me ao carro, sempre com as mãos carregadas de coisas...o casaco, a mala, a mala do comer, um saco, as chaves do carro e finalmente o cartão de identificação.
Assim que cheguei ao carro e pousei as coisas no banco do pendura dei um suspiro de alivio e comecei a organizar as coisas (acho que os meus suspiros de alivio nunca antevêem boa coisa). Quando cheguei à parte de colocar o cartão de identificação a jeito para poder passar nas cancelas do estacionamento, constatei que...claro...que não sabia dele. Abri malas, fechei malas, voltei a abrir, espreitei no casaco e nada... Pensei então na possibilidade de o ter deixado no serviço, mas tinha a nítida ideia de que quando entrei no parque de estacionamento ainda o tinha na minha mão. Depois de me chamar não sei quantos nomes, resolvi sair e procurar no chão do parque...o velhote que estava lá parado olhava para mim como que a perguntar "o que é que esta anda a fazer para trás e para frente". As buscas foram infrutíferas e eu já começava a ficar com calores só de pensar na chatice que me ia dar ficar sem aquele cartão...
Voltei então ao carro e repeti a pesquisa feita anteriormente, até que...algo me disse...procura no porta-luvas..e lá fui eu. Ridiculamente lá estava ele. Não me lembro sequer de ter tido o acto de o colocar lá, porque de facto seria muito estúpido da minha parte uma vez que ia precisar dele para sair do hospital, mas o que é certo é que o fiz e uma coisa tão idiota fez-me andar quase meia hora às voltas.

Esta teria sido a ultima distracção se hoje eu não me tivesse esquecido do telemóvel no serviço. Logo hoje. Ainda tive de ligar para o serviço para um colega meu me ler as mensagens novas que estavam no telemóvel, mas atenção, só mesmo porque eu sabia que eram importantes.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Luta pela vida

Podia falar da latada, de Coimbra, do Porto e de tantas outras coisas que foram acontecendo desde o último post, mas...
Há pouco mais de duas semanas o "Tomás" foi para a pediatria, estava melhor, já só precisava de deixar a sonda nasogástrica e começar a beber o leitinho.
Mas ontem o Tomás parou novamente de respirar, sépsis...o seu intestino também não está a ajudar e a esta hora questiono-me como estará ele e os papás a quem já não sei mais o que dizer para dar força.
Podia falar da latada,de Coimbra, do Porto e de tantas outras coisas, mas o "Tomás" é sem dúvida o centro das minhas atenções.

O pimpolho está novamente a lutar pela sua vida, tal como todos deveriamos fazer em qualquer circuntancia.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quase duas semanas...


É incrivel como o tempo passa rápido...O Tomás já nasceu há quase duas semanas, mas parece que foi há muito mais tempo. Não teve um inicio de vida fácil mas cada pequena conquista é olhada como uma grande vitória.

Já respira sozinho, já bebe o leite da mamã, mas ainda está a lutar para ser um menino saudável e sem sequelas das provações que sua curta vida ja teve.

Já é um vencedor, mas os pais e eu desejamos muito que o seja ainda mais, porque a luta ainda não terminou.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Em contagem decrescente

Afinal ela não morre...


quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Há uns dias convidaram-me a ler um documento escrito por Marco Aurélio, imperador romano.
Existem que defenda que a tradução do titulo da obra - "Meditações" - é errado, uma vez que o titulo em grego referido no livro significa simplesmente "Para sim mesmo".
Todo o discurso na obra incentiva o leitor a meditar, a reflectir sobre o que ali é dito.
Aqui deixo alguns paragrafos que me fizeram pensar...


" Apolónio convenceu-me da necessidade de tomar decisões por mim mesmo, em vez de depender dos acasos da sorte, e nunca, nem por um momento, perder de vista a razão."


"Faz a ti próprio um teste à tua capacidade de viver uma vida de homem bom; uma vida de pessoa satisfeita com a parte que lhe coube no universo, que apenas procura ser justa nas suas acções e caridosa nas suas maneiras."

terça-feira, 1 de setembro de 2009


Não é apenas um...são vários tiros no escuro na tentiva que algo mude...mas mudar mais ainda?! Para quê? Quando as perguntas continuam sem respostas e cá no fundo, apesar de toda a mudança continua tudo na mesma.
Basta-me então contrabalançar a vida entre os periodos em que o meu corpo fica inerte no tempo e espaço com aqueles em consigo realmente aproveitar a vida. Entretanto...bem, entretanto fico a espera que o tempo continue a passar e que leve consigo a dor que o meu coração parece já não aguentar.