segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comunicar


Este fim de semana tive oportunidade de estar com um grupo de surdos.
Não me recordo de alguma vez ter comunicado com algum surdo, mas a experiência foi muitíssimo boa e tive muito menos dificuldades em comunicar com eles do que pensei.
Obrigada pela oportunidade :)

domingo, 13 de dezembro de 2009

Morte Cerebral


Nestes últimos meses de trabalho já tive turnos psicologicamente bastante perturbadores, daqueles que uma pessoa sai do serviço e não se consegue desligar. Embora saiba que não deva, há situações em que é impossível que isso não aconteça.
Nestes últimos dias deparamos-nos com mais uma morte cerebral. No serviço onde estou, infelizmente isso para nós já não é estranho. Mas foi perturbador pelo facto de ter sido de alguém que não esperávamos, nas circunstancias que nunca pensámos e sobretudo por ser um jovem.
As últimas horas envolveram uma serie de protocolos, sobretudo no que respeita à doação de órgãos. Nunca havia presenciado a avaliação e toda a organização que é necessária. E sem dúvida que manter aquele corpo tornou-se numa tarefa muito mais complicada do que cuidar de um doente instável. Ainda há uns dias estava a olhar para os olhos azuis daquele rapaz e a lutar contra a força tremenda que tinha nos braços para o conseguirmos puncionar para poucos dias depois estar a acompanhar os médicos enquanto faziamos tudo o que o protocolo exige.


Como falei com várias pessoas que não faziam ideia do que era a Morte Cerebral, deixo aqui uma pequena explicação.

(http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/morte-cerebral.htm)

A morte cerebral é a perda irreversível das funções do cérebro após este ser privado de oxigênio por mais de cinco minutos. Tal privação faz com que as células cerebrais sejam lesionadas de forma que nenhum equipamento, por mais eficiente e moderno que seja, consegue reverter o quadro.

Para confirmar a morte cerebral, os médicos realizam algumas avaliações para a verificação de sinais em todo o corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a morte cerebral só pode ser confirmada após a perda funcional dos neurônios. Os fatores que podem desencadear a morte cerebral são lesões, falta de oxigenação, derrame, tumor, overdose e glicose baixa.

Existem pessoas que confundem o coma e a morte cerebral, porém ambas possuem características particulares. Um indivíduo em coma possui sinais neurológicos apresentados em seu organismo enquanto que um indivíduo com morte cerebral perde todos esses sinais de forma definitiva. Vários tipos de estímulos externos são feitos de forma a produzir algum tipo de sinal no organismo, porém em caso de morte cerebral não há resposta positiva para tais.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O teu Jardim Zoológico


Acho que começo a perceber...quando te pões a desenhar desta forma é sinal que o sono já se está a apoderar de ti :P
Aqui fica a crise de sono das 3h53, 3h54 e 3h55 ( mais coisa menos coisa :P )
Ficas muito criativo e depois obrigas-me a isto :P
Adorei a girafa e acho que não fui a única...confessa lá, tu também gostas dela :)
Falta-me aqui o macaquinho :P




Grande final de dia que foi no sábado.
Acertámos em cheio no restaurante e desfrutámos de uma bela comida italiana. Ficámos foi sem perceber que bebida foi aquela da entrada, mas que era boa lá isso era.
Quanto à parte das sobremesas...bem aquela baba de camela ainda me está atravessada, eu que estava tão sossegadita o homem tinha logo que embicar comigo.

O resto da saída também foi muito boa. Bela despedida. A esta hora já deve estar a "Miss Fina" na Suiça e tu "M", a desfrutar dos últimos dias em Lisboa.
Não te esqueças do combinado...o que é que combinámos mesmo?! Londres?! :P Mas vá...antes Porto :)


Em relação a um dos meus últimos posts sobre Bon Jovi...que desilusão...enfim...
A minha netinha anda vidrada na saga do Crepúsculo...acho que lhe vou oferecer uma camisola com a estampa do Edward Cullen no Natal :P
Menina agora é altura de ler decretos-lei e Lua Nova...para a semana já te faço umas perguntinhas sobre o REPE.
Bem...um novo conselho para ti...não vejas a serie Vampire Diaries, senão acho que não te vou conseguir aturar :P
Conselhos da "M" são sempre para valorizar... o filme "Up" está mesmo bom.





domingo, 6 de dezembro de 2009


Tal como prometido aqui está a bela da imagem.
Eu fui um pouco mais simplista e fiquei sentada no centro de Portugal, já tu escolheste logo o centro do Universo :)
Falta ali ao cantinho a tua assinatura, não quero tirar os direitos de autor a ninguém.

Que lastima...50% no teu Quiz :P

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bon Jovi Live Madison Square Garden



Também quero!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Proibido Espirrar

Este Inverno estamos proibidos de espirrar, a menos que queiramos ficar sozinhos numa sala, numa loja em num outro qualquer local público.
Esta deixo-a em consideração à minha primoca fraquita que se deixou levar pela gripe, mas que já está a ficar forte que nem um pêro.
Em relação à outra situação...o tumor levou a melhor na primeira batalha, não o conseguiram retirar totalmente. Estamos a reconstruir a esperança.

Hoje eu e o "complicado" trocámos de doentes nos cuidados de higiene, uma vez que eu tinha um homem novo, consciente e ele uma mulher nova. Acho que certamente os doentes se sentiram mais a vontade com esta troca. No final o "complicado" disse-me que o meu doente estava bastante deprimido... óbvio, eu também não estaria muito feliz se me tivessem operado para tirar um tumor no cérebro. Mas apesar de ser tão óbvio, acho que às vezes nos esquecemos deste "pequenos" pormenores porque estamos simplesmente vidrados no trabalho e na rotina do dia-dia.
Lá fui falar com senhor e terminei de prestar todos os cuidados até o levar para a enfermaria. Claro que sempre deu para conversarmos sobre outras coisas e de eu própria constatar aquilo que o "complicado" me tinha dito.
Após terminada a rotina de uma transferência, e depois de mais dois dedos de conversa, terminamos sempre o discurso com "as melhor senhor(a) X" e assim o fiz desta vez. O senhor olhou para mim, quase que a pegar na mão e disse "Obrigada", mas aquele obrigado foi diferente de tantos outros "foste 100%" terminou ele por dizer. Bem...não sei se é das hormonas femininas ou da minha tolice intrínseca, mas quase que me chegaram as lágrimas aos olhos, porque percebi que aquilo era de facto sentido. São estas pequenas recompensas que fazem com que tudo valha a pena.