quinta-feira, 22 de abril de 2010


Sem tempo...adoro isto...Adoro sentir que não tenho tempo...acho que é bom sinal, pelo menos na perspectiva que neste momento estou a encarar.

Últimos dias:

Algures numa folga, com um calor abrasador fomos até a lagoa azul,passámos pela praia das maçãs, praia grande, cabo da roca e acabámos na vila a chover e bem...Sintra minha querida Sintra, sempre igual...e viva a Húmidade!
Foi um passeio mto agradável, mas confesso...já estava LIGEIRAMENTE cansada de ouvir sempre o mesmo tema...casas...casas...casas...casas...

Primeiro desabafo...
Redes sociais tudo bem, quando bem aproveitadas...agora não me venham com tretas de Farmville e afins e muito menos chatearem-se por causa disso. Lidar com maus feitios as 4h quando tudo estava aparentemente bem por causa deste estupido jogo, só não me deixou mais do que triste porque achei que não devia dar importância. Idiota...de vez e em quando se calhar devia chatear-me com as pessoas e criar algum tipo de confusão...se calhar sempre parecia mais normal :D

Acabaram-se escaldões nas costas...a partir de agora vou ser uma pessoa responsável, e acreditar que apesar de não ficar vermelha, também sou pessoa de apanhar escaldões :s

Parece que alguém anda a coleccionar riscos de 20 cm no meu porta-bagagens...será que não tem outro sitio para os coleccionar ou melhor...algo mais interessante para fazer?! Numa semana foram 3 seguidos...não há há bom feitio que aguente tanta falta de civismo quanto mais quando quase não se tem tempo para dormir...

(Um pequeno a parte...o bicho da foto não é dos mais bonitos, mas...bem...mas...em um bicho...)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cheia de sono e com perspectivas de amanhã acordar bem cedo...não me apetece ir para a cama ou sequer organizar as coisas para amanhã...deixo-me ir e vou vendo as horas passar.

Filme do dia: Hurt Locker...não é mau, com boas imagens e no geral uma boa história...mas acho que ficou ali a faltar algo...para ser mesmo o melhor filme.

Eu a pensar que a saga dos pulmões ja tinha terminado, mas parece que não. Próxima etapa: consuta de pneumologia com quimioprofilaxia interrugada. Podia eu ficar quieta no meu canto e dizer "Seja o que Deus quiser" seria tudo muito mais simples.

Doente ventilada e imobilizada por tentativa de enforcamento, recusa-se a comunicar com qualquer pessoa.No inicio da noite começou a cumprir algumas ordens...às 7h já sorria com as nossas conversas e algumas palhaçadas pelo meio...Bingo mais uma estrelinha para o meu coração.


Caloirinha...já tenho troca para dia 10 de Julho (espero eu...) Alive connosco :D

sábado, 17 de abril de 2010

Mais uma estrelinha no Céu

Era um homem lindo, só tive pena de não ter tido mais contacto com ele. Ainda assim acho que aproveitei todos os bons momentos que passei com ele, sabia que um deles ia ser o último...só não estava à espera que fosse já.
Acho que todos os sorrisos são lindos (ou pelo menos quase todos), mas existem uns especiais, há uns que parece que nos prendem à pessoa que nos mantêm presos a ele até que cesse. O olhar dele era assim mesmo e não posso deixar de o comparar ao do meu avô, de quem sinto um enorme orgulho, o que deixei espelhar nele também.
Onde quer que esteja, que esteja em paz...o sorriso vai permanecer sempre nas nossas memórias.

A caminho do velório, algures na Parede, tive a capacidade de estar em frente à porta da igreja e à procura de lugar perder-me até chegar a Cascais...gostava que pelo menos nestas situações fosse um bocadinho mais certa.

Ao olhar para o lado e ver a minha prima sentada no banco, não pude deixar de pensar no quanto ela é importante para mim. O valente susto que nos pregou este ano e alguns pequenos sustos que ainda assim nos vai pregando fazem-me ter sempre o coração nas mãos, mas perceber também que é por ela e por mais meia dúzia que a vida ainda tem algum sentido.

- Estou entre o Pólo e o Seat Leon...mas acho que vou para o trabalho de airbus...
- Ai é?! Que carro é esse?
- Não é um carro é um avião...estupido!

O que nós nos rimos com um lanche que tinha de ser rápido.

Ás vezes é preciso que alguém nos levante o ego, quando ele está bem lá no fundinho...mesmo que depois volte para o mesmo sitio.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

De forma aleatória começo este post a ouvir uma estranha música de um estranho video que entre outras coisas diz "vamos embora...para um bar, beber...cair e levantar" ora foi mesmo a assim que assisti a alguns na passada sexta-feira...
Foi uma noite agradavel, descontraída e com direito rouquidão de tanto ter que gritar...mas enfim nada que 4 horinhas de sono não resolvessem...a praia estava a nossa espera!!! o que ainda não sabiamos era que um escaldão para cada um também nos reservava :s
Como o militar à pouco me disse...até os cabelos ficaram com escaldão, mas foi um dia muito bem passado. Foi a primeira vez em 24 anos de existência que fui a banhos em Abril e que bem que soube...
Fazer noite nesse dia é que custou mais um bocado, mas também se fez.

Esta noite optámos por dividir, o que é pouco usual na minha equipa porque acabamos por ficar sempre a tagarelar, mas...pensando bem...eu este mês não tive direito a equipa é verdade, ainda cumpro castigo e estamos só no incio do mês... :)
Fui então descansar em primeiro tempo com o complicado...e ainda bem porque depois disso não parámos...ora ainda eu me queixo que não vejo bem...a partir do momento em que o "complicado" está ao pé do ecrã e me pergunta qual a tensão da senhora I., porque não consegue distinguir os números, automáticamente eu quase que me sinto com a potencia do olhar de uma águia. A tensão da senhora desceu rapida para os 60/28 mmHg com taquicardia associada e eu só lhe disse "a senhora vai parar", fomos para junto da doente e eu comecei a tirar-lhe as almofadas que estavam a posiciona-la em lateral, uma volta mal dada e bato efectivamente com a minha arcada supraciliar direita numa protuberância do pendulo da unidade que eu ainda nunca tinha dado conta da sua existência...aquela coisa doeu mesmo...acho que até vi o "complicado" à minha frente com várias estrelinhas a volta.
Bem dito, bem feito...começo mesmo a acreditar no que algumas pessoas dizem...no espaço de 2 semanas faleceram 3 pessoas naquele serviço...e tem sido sempre assim...

terça-feira, 6 de abril de 2010


E mais um doente crónico que me marcou...
Conheci o senhor "Fernando" há cerca de um mês, pouco depois de lhe ter sido diagnosticado Guillain-Barré. A doença complicou até o doente ter de ser transferido para o nosso serviço para ser conectado a uma protese ventilatória. Inicialmente ainda se tentou VNI mas sem sucesso, tendo sido a ventilação invasiva o último recurso para manter o doente vivo.
Inciou-se então um processo longo de mais de 10 dias, em que o doente quase não se mexia consciente de tudo o que se passava à sua volta e estava ventilado e como tal não podia falar. Nos primeiros tempos que estive com ele, foi...posso mesmo dizer bastante doloroso para mim enquanto enfermeira conseguir lidar com um doente que se quer expressar mas não consegue...eram várias as técnicas que utilizavamos para conseguir estabelecer uma comunicação com ele, mas a ansiedade que o doente muitas vezes mostrava, aliada à nossa estupida falta tempo eram barreiras com que todos os dias nos confrontavamos.
Recordo-me de uma saída de vela, em que fui posicionar o senhor "Fernando" com o "Edmundo". Comecámos por lhe perguntar como gostaria de ficar e depois procedemos a todos os cuidados que o doente tinha direito...depois de terminármos perguntámos se estava confortavel ao que ele respondeu que não. Tirámos almofada, colocamos de novo almofada, questionamos sobre onde era o desconforto percorrendo todas as partes do corpo, utilizamos o quadro com letras e frases para copnseguir perceber, até que depois de muito tempo acabámos por o deixar em decúbito dorsal, mostrando-se assim confortável...mas eu fiquei com sérias dúvidas sobre se tinha expressado esse conforto porque de facto o sentia, ou porque simplesmentes percebia que nós não o estavamos a compreender.
Naquele dia saí do serviço com uma sensação de frustração...Nem sempre conseguia compreender o senhor "Fernando" e isso de facto irritava-me quando colocava em causa o seu conforto.
Uns dia mais tarde, no meio das longas conversas com o "Edmundo", desabafei com ele o facto de muitas vezes me sentir impotente frente àquele doente. O debate que tivemos sobre o assunto fez-me bem e ajudou-me a não querer desistir desta pequena batalha enquanto enfermeira.
Voltei a estar com o senhor "João" durante uma série de turnos. E de facto comecei a ter algum sucesso em algumas coisas, à medida que o ia conhecendo. Controlar a ansiedade do doente era o mais importante...sem isso, ficava desadaptado do ventilador e cada vez mais limitado em conseguir expressar o que quer que fosse.
Depois foi sendo cada vez mais facil...já conhecia as zonas de corpo que lhe causavam mais dor, os locais de prurido, as perguntas frequentes como as horas...
Felizmente o doente foi ficando cada vez melhor, e chegou o dia em que foi finalmente extubado com sucesso...foi maravilhoso conseguir ouvir aquela voz mesmo que cansado.
Mas as noites continuavam a ser um suplicio com a ansiedade, a falta de sono, tudo à mistura. Nas minhas últimas noites fui posicionei este mesmo doente no minimo umas 5 vezes. E nada me dava mais satisfação do que saber que ele ficaria bem para tentar descansar mais algum tempo.
Na última noite e insónia chegou à 5h e com ela mais uma vez a ansiedade a prejudicar a parte respiratória. Tinha combinado com ele que se quisesse apenas a presença de alguém ao pé dele para se sentir mais seguro, eu ficaria lá com ele. E assim foi. Às 5h ele chamou, simplesmente porque o sono já não vinha. Tirei-lhe a mascara de oxigénio e estivemos a falar um pouco sobre trivialidades do serviço. Foi engraçado saber que ele sabia não só o meu nome como também o de alguns dos meus colegas e que conseguia caracterizar, embora que de forma simples, cada um de nós. Falámos da rotina do serviço e de algumas coisas a respeito dele. No final disse-lhe "vê senhor «Fernando» estamos aqui à uma serie de tempo a falar e o senhor sem máscara e a sua respiração continua perfeira e com execelentes saturações", ele esboçou um ligeiro sorriso e disse "pois é".
Foi mais uma lição...escrito assim, até parece simples, mas ainda me custou vários dias a aprender...fico a dever esta ao "Edmundo".

Estou literalmente em ressaca muscular...todos os musculos dos 4 membros me doem depois do intenso "treino" de volley de ontem. Só tive pena de não ter ido devidamente equipada à Verão para um mergulho, apesar de ainda assim ter ficado encharcada vai-se lá saber porquê. Belo dia a repetir...

domingo, 4 de abril de 2010


Bem...eu a pensar que o meu blog não era visto por ninguém e que podia escrever aqui os disparates que quisesse...tenho de ter tento naquilo que escrevo.

Ritinha, mudaste bastante sim mas isso é mesmo o suposto. Todos mudamos, esperamos é que essa mudança seja sempre para melhor e nunca para pior.

Li, não é "Gosto" a banda sonora é simplesmente genial à semelhança do filme e espero que do livro...
Aqui à tempos disse a uma pessoa que às vezes só me apetece seguir o exemplo e fugir para o Alaska, mas hoje a praia e a cabeça estiveram muito bem. Gostava que esse pensamento não voltasse mais e me ficasse mesmo pela praia e pelo calor :)

Para não variar...blog muito desactualizado...o ultimo post demorou 1 mês a escrever e portanto não pretendo que isso volte a acontecer. Será que ainda tenho algum poder de sintese?!

Madrid 2010, viagem muito boa...quer dizer...não contemos a viagem de regresso a casa que terminou com a bela expressão de um jovem espanhol "Una mierda"...mas não deixou de ser engraçada.
(Estou a escrever e a pensar...tenho de ser sucinta...)Ponto marcante...Puertas del Sol e todas as peripécias que lá nos foram surgindo. Muita coisa haveria para contar, mas fico-me por aqui...
Semana seguinte...Alentejo de uma ponta a outra...muito bom, muito cansativo, mas de regresso à Natureza tudo vale a pena.

Ora tinhamos combinado teatro para 26...eu troquei para ir...eu ouvi da chefe por causa das ditas trocas...eu fiquei de boca aberta quando depois de tudo isso já não haver bilhetes e a saída ficar sem efeito. Não...não pode ser...fica essa saída sem efeito, arranjasse outra. Bowlling, jantar e cinema foi o plano final e ainda conseguimos recrutar mais pessoas do que para o Teatro eheheh e foi simplesmente Genial...quer dizer...eu só fui ao bowling e ao jantar...tive que me conter nas despesas, mas o que eu ri...já nem sentia os musculos faciais...
E eu a pensar que depois do jantar a diversão ia terminar, uma vez que não ia ao cinema...ainda tive a ouvir as histórias do "Edmundo" durante mais de 3 horas.

No outro dia saí com a minha prima...fomos às compras. Quando chegámos à primeira loja eu lembrei-me que tinha deixado o telemovel no carro mesmo à vista. Disse-lhe que o ia buscar enquanto ela perguntava não sei o quê ao empregado da loja. Pois claro, que eu já não sabia onde estava o carro e subi mais um piso do que era suposto...mas até nem demorei muito tempo a perceber isso...mas quando já estava no piso certo e mesmo na direcção do carro, já a minha prima tinha ido ao carro e vinha nessa altura na minha direcção...ela é que foi muito rápida...

sexta-feira, 12 de março de 2010


Bem...blog muito desactualizado...os últimos dias não permitiram grande descanso em frente ao pc.
E agora...pensar no que devo seleccionar para escrever é tarefa complicada, mas ainda assim não impossivel. E sabe bem relembrar alguns dos bons momentos.
Viagem de 3 dias às profundezas da Natureza, na descoberta da aventura e dos locais que fomos cruzando, tencional ou intencionalmente. Foi muito, muito bom....até do frio que apanhei naqueles dias gostei...foi simplesmente maravilhoso e a repetir brevemente.

Primeiro raspanete a sério da chefe...obviamente que o motivo seriam trocas...acho que não merecia ter ouvido tudo o que ouvi na terça-feira, só faltou dizer que me queria transferir de serviço. Motivo: eu abuso nas trocas (lol) tentei agarrar a minha assertividade e não lhe responder, mas o meu fáceis denunciou-me e o sermão estendeu-se por mais 10 min. e só não foi mais porque já eram 15h10 e eu tinha que receber o turno. Depois de ter ficado transtornada com tudo o que ela me disse recebo uma chamada do "fofinho" a perguntar se a nossa troca quinta-feira tinha sido aceite, ao que percebi que ela não a tinha feito no horário. Congelei e voltei a ficar em stress só de pensar que no dia a seguir tinha de voltar a falar com ela sobre o mesmo assunto, já que o "fofinho" não ia ao serviço. Quarta-feira lá fui ao gabite. Inesperadamente estava uma chefe muito simpática e até bastante assertiva. Só me disse "queres ver como tens estado a abusar" enquanto procurava os horários dos meses passados para me mostrar as trocas e lá começou..."bem em Fevereiro foram 2 trocas...não está mal...vamos ver o outro"..."em Janeiro até te portaste bem...o horário muito certinho..." conclusão...viu que no dia anterior se tinha enganado e que não tinha sido lá muito justa.
Trocas feitas e bilhetes comprados...a fazer contagem decrescente para a próxima viagem :)

O cinema estava combinado há uns dias para dia 10 depois de sairmos do turno da tarde. Quando de repente segunda-feira se fez Luz na minha cabeça. Se o "Edmundo" faz anos dia 11 e se vamos à ultima sessão no dia 10 isso quer dizer que a meia-noite é passada com ele. Raciocinio tomado, mãos à obra, porque para uma pessoa especial o dia não pode passar em branco como ele imaginava que fosse acontecer.
Combinámos tudo ao pormenor, a "Catita" distraía o "Edmundo", enquanto o "Tide" preparava a garrafa de Champanhe, eu preparava o mini-bolo com as velas que o "Tide" ia comprar e a "Maggie" estava só responsavel pelo isqueiro para as acender.
O primeiro problema foi escolher o filme...teria de ser um que começasse depois da meia-noite e que ainda ninguém tivesse visto. Revelou-se uma tarefa um bocado complicada mas lá chegámos a "Amar é complicado" que seria às 0h10, ou seja...teriamos 10 min. para fazer a festa antes de entrarmos no dito cinema.
O "Edmundo" foi ter comigo e com a "Catita" ao serviço e lá fomos nós em direcção à casa do "Tide", a caminho começámos logo por satisfazer as delicias do quase aniversariante com a banda sonora de Eddie Vedder que o deixou logo com um sorrizinho nos lábios.
Chegados à rua do "Tide" ainda tivemos que esperar que a alteza acordasse e viesse ter connosco...ainda bem para ele que não tivemos de esperar muito :P
Chegámos ao centro comercial, fomos ter com o resto do pessoal e lá fomos nós comprar os bilhetes para o filme. Depois de comprar os bilhetes, eu e o "Tide" ficámos para trás com o intuito de ele me dar as velas que tinha comprado...ele tirou as ditas da mala, que estavam dentro de um pacote e ficou com elas na mão...altura em que eu me lembrei que me tinha esquecido de guardanapos e fui então ao balcão do cinema buscar uns quantos. Quando regressei estava o "Tide" ainda com o pacote de velas na mão...mas sem as velas lá dentro.
"A velas??" perguntei-lhe
"Ai...eu não te dei?!" - respondeu
"Não! eu fui buscar os guardanapos e só cheguei aqui agora!"
Lá andámos a procura das velas nas malas (que curiosamente nao eram pequenas), não foi facil...tivemos que tirar literalmente tudo de cada uma delas, para chegarmos à conclusão que ele as tinha colocado na minha mala.
Seguimos então nós caminho para junto dos restantes e ficámos a contar os minutos para a meia-noite.
Chegada a meia-noite o plano começou a ser colocado em prática...eu e a Maggie dissemos que iamos a casa de banho e lá saimos da mesa. O nosso querido aniversariante quase que estraga tudo quando se vira para trás a falar connosco e quase que se apercebe que nós estavamos a ir em sentido contrário ao das casas de banho.
Quando começo a tirar o bolo da mala a "Maggie" faz uma cara estranha...
"o que foi?" - perguntei-lhe
mas ela nada...continuava com aquela cara de parva e sem me dizer nada
"ai...o que se passa...diz de uma vez" - insisti
"o isqueiro...ficou na minha mala que ficou a frente do «Edmundo»"
Eu não podia acreditar...era só do isqueiro que ela estava responsavel mas nem assim...
Tivemos que telefonar à Catita para discretamente vir ter connosco com a mala da Margarida. Ela bem tentou ser discreta, mas conseguiu tropeçar na garrafa de champanhe que estava debaixo da mesa e fazer um enorme estardalhaço. O que nos valeu é que quando o tema de conversa do "Edmundo" engloba palavras-chave como água, ondas e mar...ele fica alheio ao que está à volta.
Lá conseguimos finalmente acender as velas...mas quando estavamos a caminho e mesmo perto dele (mas nas costas dele) o telefone toca e ele fica que tempos ao telefene e nós com o mini-bolo com velas e as pessoas todas a olhar para nós.
Bem...concluida a conversa lá lhe conseguimos cantar os parabéns, brindar e finalmente oferecer-lhe o belo bilhete para o Optimus Alive. Claro que para quem não planeava sequer festejar o dia de anos, tudo isto superou as suas expectativas ( e as minhas...depois de ver tanto disparate à mistura :) ).
Depois fomos então ao cinema ver a treta de filme que tinhamos escolhido. De regresso a casa tivemos todos direito a uma msg de agradecimento nitidamente sentida que quase me sensibilizou :)
No dia seguinte passei a tarde toda a ouvir "nunca mais é dia 8,9 e 10 de Julho"...