quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sono




Ando com uma crise terrivel de sono...a qualquer hora do dia e em qualquer lugar o sono anda-me a consumir. A teoria dos mais próximos é : andas cansada, ainda não te adaptaste aos turnos...com quase 3 meses de trabalho e vários estagios a fazer turnos, parece-me que já devia estar mais que habituada. Ora um exemplo...sexta-feira deitei-me às 2h (graças à serie que andava a ver), sábado acordei às 13h (eu nunca acordo tão tarde!!) e estive acordada até as 17h altura em que fui dormir a cesta uma vez que ia trabalhar as 22h30. Este último descanso durou até as 20h30 altura em que fui OBRIGADA a acordar para me arranjar e fazer alguma coisa de útil na vida...resumindo estive 8 horas acordada durante o dia! Como é que é possivel?


E hoje cá me ando arrastar novamente cheia de sono...acho que devia ter alertado a semana passada a médica da saúde ocupacional :) mas não...mais uma vez me inventaram uma anemia...e mais uma vez tive de dizer que não sou anemica que sou branca de natureza (amanhã vou fazer análises, espero que esta teoria se mantenha), talvez não seja má ideia decorar o meu valor de hemoglobina...sempre é algo mais concreto que tenho para comprovar em como a palidez é saudável (ou talvez não...mas a culpa certamente que não é da hemoglobina).




Agora faço uma pausa às minhas lamentações para aqui deixar registado o quanto estou feliz pela minha linda amiga Li já ter emprego!! Estou realmente muito feliz...se dizes que eu tive sorte olha para ti...ainda nem saiste da faculdade e já tens um lugar reservado. E depois de mais de 20 anos de amizade (estamos velhas, mas não acabadas), mais uma vez estou aqui para de dar os Parabéns por mais uma vitória e fica marcado um grande abraço para a próxima vez que nos virmos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Feriados?! Onde??


As minha primeiras 16 horas...

Foi a semana passada que me consegui estrear como profissional a fazer as primeiras 16 horas, nada que me tenha que orgulhar muito é certo, mas não deixa de ser algo diferente e portanto aqui fica o marco. E claro, para me estrear em grande...2x na mesma semana...é claro que houve quem não tivesse gostado, mas...o que está feito está feito.
E para não perder o ritmo...amanhã lá terei mais 16 horinhas à minha espera (é claro que quem não gostou ficou ainda mais passada com esta boa nova...acho melhor não me esticar mais, ainda que seja em beneficio dos outros...não me esticar, pelo menos durante este mês, porque para o próximo possivelmente valores mais altos se hão-de elevar).


A minha primeira folga...

A minha primeira folga depois desta ardua semana foi segunda-feira...dia tirado para começar cedo e reservado para uma bela passeata com alguns objectivos traçados e outros por definir.
Eu até nem estava atrasada até a altura em que me lembrei de esfregar os olhos com as lentes de contacto já colocadas...eis senão quando começo a ver algo desfocado e direcciono atenção para o meu olho direito..."boa, agora perdeste a lente". Ainda tentei procurar, mas nada. Não ficaria tão chateada se as lentes não tivessem apenas 3 dias...lentes estas que têm como finalidade durar 30 dias...
Ainda chamei o meu querido irmão para me auxiliar na procura, mas nada... (digamos que a ajuda também não foi grande coisa). De repente comecei a pensar..." e se a lente não saiu?!" ainda olhei para o olho mas nada...às tantas ja estava a começar a sentir estranhas impressões no tal olho...chegando à conclusão que não passava de algo psicologico por não saber onde a lente estava.
Acabei de me arranjar e lá saí de casa. Como apanhei o comboio, tive 20 minutos para reflectir no assunto, ainda dei uma espreitadela com um espelho que trazia na mala, mas nada. Até que...quase a chegar ao destino tive a certeza...a lente estava mesmo no olho...a questão agora era, onde?! ( porque não a via) e como tirá-la?!
De chegada ao carro do namorado, pedi uma segunda ajuda na tentativa de localizar a lente, mas tal como a rica ajuda do meu irmão também esta foi em vão :P eu não estava maluca...a impressão que sentia não era psicológica...
Voltei a olhar para o espelho, desta vez o espelho do carro e...ali estava ela...bem enroladinha lá em cima, quase coberta pela pálpebra. Nesse momento a questão imediata passou a ser: "Como a retirar?!" Se eu sou teimosa, sem dúvida que a minha pálpebra me bate aos pontos...que stress...era eu a tentar tirar e ela a fechar. Bem, o que é certo é que foi realmente ela que ganhou porque não consegui tirar a lente, mas só me rendi quando a lente voltou ao seu correcto lugar...como é que eu o fiz?! não sei...Mas talvez existam coisas na vida que são mesmo para não se compreender.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Breathe



2 am and she calls me 'cause I'm still awake
Can you help me unravel my latest mistake
I don't love him, winter just wasn't my season
Yeah, we walk through the doors, so accusing their eyes
Like they have any right at all to criticize
Hypocrites, you're all here for the very same reason!

'Cause you can't jump the track
We're like cars on a cable
And life's like an hourglass, glued to the table
No one can find the rewind button, girl
So cradle your head in your hands
And breathe, just breathe
Woah breathe, just breathe

May he turn 21 on the base at Fort Bliss
Just a day, he sat down to the flask in his fist
Ain't been sober, since maybe October of last year
Here in town you can tell he's been down for a while
But, my God, it's so beautiful when the boy smiles
Wanna hold him, maybe I'll just sing about it

'Cause you can't jump the track
We're like cars on a cable
And life's like an hourglass, glued to the table
No one can find the rewind button, boys
So cradle your head in your hands
And breathe, just breathe
Woah breathe, just breathe

There's a light at each end of this tunnel
You shout 'cause you're just as far in
As you'll ever be out
These mistakes you've made, you'll just make them again
If you only try turning around

2 am and I'm still awake, writing a song
If I get it all down on paper
It's no longer inside of me, threatening the life it belongs to
And I feel like I'm naked in front of the crowd
Cause these words are my diary, screaming and loud
And I know that you'll use them, however you want to

'Cause you can't jump the track
We're like cars on a cable
And life's like an hourglass, glued to the table
No one can find the rewind button, now
Sing it if you understand
And breathe, just breathe
Woah breathe, just breathe

Woah breathe, just breathe...



Anna Nalick

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Antes de mais, quero agradecer o simpático convite que me foi feito por meio de um comentário no último post. Infelizmente já o li depois de dia 9, não me tendo sido possivel estar presente. De qualquer forma, resta-me o privilégio de ter o livro e de poder desfrutar dele quando quiser :) Para além disso, este livro faz-me relembrar um passado não muito longinquo onde precisei de lidar com os diversos sentimentos que se alojaram dentro de mim quando contactei com crianças em cuidados paliativos. Houve coisas que ainda ficaram por resolver aqui dentro...mas será que alguma vez vou ter respostas para todas as questões que nessa altura se levantaram? Tenho sérias dúvidas...resta-me relembrar aqueles lindos sorrisos e olhares...já mais os vou esquecer.


"O que distingue

o visivel do invisivel

não é o objecto ou o fenómeno em si

mas o sujeito que com ele interage

e que o consegue ou não observar"


Abilio Oliveira


Bem, se às vezes sinto-me péssima ao verificar a minha invisibilidade perante algumas pessoas, existem alturas em que só me apetecia ser invisivel, aos olhos de muitos dos que me rodeiam.


terça-feira, 5 de maio de 2009

Superada mais uma nova experiencia...as duas noites de facto não me custaram muito, mas claro que para isso, escusado será dizer que passei o dia de ontem quase todo a dormir.

Hoje com as baterias quase recompostas, ainda deu para dar um saltinho à praia...a ver se fico mais coradinha para deixarem de dizer a repetitiva frase "tens de ir fazer análises, deves estar com alguma anemia".



sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um mês depois


Os dias têm passado a correr e a noção de fim de semana já começa a desaparecer com os turnos. Continuo ainda em fase de adaptação a esta realidade.
Faz hoje precisamente um mês que comecei a trabalhar...parece que foi ontem...mas é que parece mesmo...se pudesse passava esta fase de adaptação à frente ou pelo menos o mais rápido possivel, a fim de que a insegurança que sinto pelo menos atenuasse.
Vou tentar aproveitar as duas folguinhas que tenho direito e preparar-me para as minhas primeiras duas noites seguidas...

sábado, 25 de abril de 2009


Bem, hoje lembrei-me de aqui deixar algo que há uns tempos me fez rir qb. Para mim, estes são os melhores.

Bruno Aleixo na escola - O sermão.


Bruno Aleixo na escola - A profissão



Primeira manhã de três...
O que já não acontecia algum tempo...perdi-me...em pleno hospital...bah...
Como a porta que costumo utilizar para sair estava fechada por ser feriado, fui obrigada a sair pelas traseiras do edificio. Pensei..."ora se venho por aqui vou pelo mesmo caminho que fui com o meu colega na quinta-feira passada, por ser mais perto". Mas de perto o caminho não teve nada...passei por um corredor virei a esquerda subi uma escadas e..."hum...isto não me parece nada com o local que julgava encontrar...", ainda com a minha estupida inocencia pensei, que talvez fosse no piso de cima. Subi então mais dois lances de escadas, para então ter a certeza que estava perdida. Sem dar muito nas vistas, desci discretamente as escadas. Entretanto não sei porque raio deu-me uma branca e fiquei sem soluções para sair dali...voltei a pensar e... "claro...vou até lá ao fundo (ao fundo de um outro corredor) e faço o percursso que costumava fazer ainda enquanto aluna...era mais longe, mas em principio não me perco". Em principio disse eu muito bem...porque após ter chegado ao fim do corredor e de ter subido mais umas escadas, estava em plena urgência central em vez de estar nas consultas externas (local onde ansiava chegar). Voltei para trás...parei e observei o corredor que tinha percorrido. Então aí sim, fez-se luz...as escadas que procurava ficavam a meio desse corredor e não no final. Cheguei finalmente as consultas externas...já estava localizada, mas aquilo estava cheio de gente o que me fez ficar novamente baralhada...depois de ter percorrido as consultas e de ter chegado a porta de saída pensei..."mas eu não tenho o carro na parte da frente do hospital...tenho-o na parte de trás"...felizmente essa falha não foi tão chata como as outras, uma vez que nessa altura tinha a certeza que bastava percorrer apenas mais dois corredores até chegar às traseiras do hospital.