domingo, 9 de maio de 2010



21h29 Já tenho ligeira noção da realidade...ligeira...muito ligeirinha porque ainda estou cá com uma pedrada de sono que só me apetece hibernar por tempo indetermidado.
A canseira começou depois de mais um dia de praia...cansada mas com motivação para começar o estudo para o teste no dia a seguir. Ora essa "grande" motivação evaporou-se quando as 21h me decidi finalmente sentar e abrir o dossier com a resma e meia de papel para ler...quer dizer, ainda li umas quantas coisas e vi umas quantas figuras, depois disso bem...desisti. Pensei "amanhã acordo mais cedo e leio mais umas coisas...é da maneira que vai fresquinho..."pois sim...ainda tive foi que andar a correr para não me atrasar.
Às 9h lá estavamos nós a ouvir falar DMI's e afins...o teste foi muito fácil e ainda nos permitiu ter 2 horinhas de almoço para a tagarelice e para uma quase molha...
Cheguei a casa lá para as 19h porque há gente que gosta de falar e não se cala (e ainda bem quando se trata de uma boa companhia) mas como eu ia a dizer...às 19h estava eu pronta para descansar qualquer coisa visto ir fazer noite. Nesta altura dou por mim a queixar-me que nem uma velha com dor nos ossos...mas o que é isto?! Agora sempre o tempo muda (para pior) dá-me uma dor continua dos joelhos aos tornozelos? Devo ter o desumidificador avariado...mas bolas aos 24 anos a queixar-me com dor nos ossos?!bem nem quero pensar quando tiver 30...aos 40 já não devo chegar com tanta ferrugem acumulada.
Pois está claro que não dormi nada, eh pah...é que as pernas doiam mesmo. Decidi-me então por um banho de imersão (já nem me lembro da ultima vez em que tinha tomado um banho de imersão) e soube mesmo bem e foi a unica coisa que me acalmou de facto as dores.
Depois disso...rua com ela que o trabalho espera.
Andávamos a falar nesta noite desde o inicio do mês...4 elementos escalados todos com menos de um ano e meio de serviço...uuuoooo...a chefe perdeu a cabeça?! pôs os maçaricos (como ela nos adora chamar) a fazer uma noite sem nenhum mais velho?! A "Maggie" ainda ponderou trocar, mas o quê?! então nós não damos conta do recado?! É que não perdia isto por nada do mundo...aliás...eu nem fui à queima de Coimbra para fazer especialmente este turno (nem eu sabia o que me esperava...). Com a minha santa ingenuidade ainda comentei há dias "a chefe não se deve ter apercebido que nos escalou desta forma" ao que TODA a gente me respondeu "claro que se apercebeu...e de certeza que fez de propósito" acrescentando algumas pessoas que elas nos estava a testar...pois muito bem...que teste.
Não desfazendo de ninguém, mas a equipa era muito boa...as pessoas ideias para trabalhar e não só lol.
Assim que chegámos tivemos logo a noticia que tinhamos de ir buscar um doente ventilado à urgência...ai...nós queriamos uma noite calminha... :P
O primeiro dilema...distribuir os doentes...lol...era ao "fofinho" sendo o pouco mais velho responsável por tal...pois claro que aquilo foi logo uma festa. Lá nos decidimos então ficando acordado que apesar de não ser eu a ficar com o doente que ainda vinha, fiquei de o ir buscar porque a floriznha de estufa do "Edumundo" estava outra vez lesionado, desta vez nas costas (novamente, aliás). Começámos a volta mais cedo porque não sabiamos como o doente vinha e por novas indicações, vinha mais um doente a caminho...quando a anestesista nos disse que era um doente com uma neo do pulmão com metastase cerebral em muito mau estado fisico dentro da minha cabeça passaram uma serie de imagens dos ultimos doentes em situação semelhante...e comecei a perceber que têm sido doentes que ainda hoje me lembro do nome e das caras (algo raro em mim) e não é bom... bem, só desejei não ficar com ele.
Ás 2h lá chegou ele...a hiperventilar, com olhar ausente, vómitos com sangue velho, urina castanha castanha, sem qualquer contacto com o exterior. Com tensões 60/30 mmHg e eu só pensei: o que é que vão fazer com este homem???
Segundo a anestesista, não seria para investir. Mas o senhor neurocirurgião achou que se devia fazer tudo para manter o doente vivo...portanto, foi ventilado, colocada SNG de maior calibre, colocado CVC e LA. Administrada Gelo + Dopa + Amiodarona para reverter hipotensões e taquicardias na ordem dos 180 bat/min...a lutar contra o inevitável + perfusões de VPA e Pantoc. No meio de todo aquele espectaculo consegui sair de mim e observar de uma outra forma o que estava a minha volta...enquanto a equipa de enfermagem e anestesista faziam aquilo que não achavam correcto, o neurocirurgião estava possivelmente a dormir com a cabeça encostada ao travesseiro...só me saiu "o que é que nós estamos a fazer?!" naquele momento tive mesmo para largar tudo, é que tive mesmo a um pequeno passo de o fazer, mas aí comecei a pensar..."e se cirurgião tiver razão? E se ainda houver uma hipotese para este homem, apesar de nós não a estarmos a ver?" e depois olhei para os meus colegas com caras que não são habituais neles...para o bem ou para o mal estavamos ali juntos a trabalhar MESMO como uma equipa.
O doente não melhorou...e quando já estavamos fora da unidade para nos irmos embora, a médica estava a dizer que lhe iam aplicar cardioversão...
Eram precisamente 6h10 quando eu e o "Edmundo" saímos da unidade para ir cear, que é como quem diz...para pelo menos conseguir respirar fundo 3x consecutivas. Porque além deste doente, haviam mais uns quantos e problemas burocráticos que não se resolviam sozinhos.
Na passagem de turno eu estava tão cansada que acho que se fosse preciso até em pé adormecia.
Depois de uma noite destas, tivemos a fazer terapia de grupo, vestimo-nos e fomos para a sala de pausa comer e no meio da brincadeira lá vinha um desabafo ou outro sobre o que se tinha passado. Depois disto, e "mortos" de sono ainda fomos levar todos a "Maggie" a casa no novo carro do "Fofinho". Depois ele deixou-nos a mim e ao "Edmundo" no Hospital onde ainda tivemos mais um bocado a falar já quase a arrastar as vozes...Com isto cheguei a casa perto das 11h...mas cheguei :D

Sem comentários:

Enviar um comentário